Easy Comics
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Easy Comics

Para profissionais e pretendentes a profissionais de Quadrinhos, Hqs, Comics, etc.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Preços praticados.

Ir para baixo 
AutorMensagem
wilton pacheco




Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/02/2009

Preços praticados. Empty
MensagemAssunto: Preços praticados.   Preços praticados. Icon_minitimeTer Abr 14, 2009 7:04 pm

TABELAS DE PREÇO.


Sabe aquele problema de tabelas e preços oficiais de designers gráficos? Só serve para a classe dominante. E para manter os competidores da classe baixa (as vezes com muito mais talento) no seu cantinho.
Li num fórum que 14,30 reais a pagina é um preço normal para pagina de quadrinhos.
O preço varia de 10 reais a pagina até 150 reais no Brasil. Depende do direcionamento, do cliente, da fama de quem faz. Se colocar isso numa tabela, infelizmente veremos a maioria dos "profissionais", no Brasil, fazendo por 30 reais a página. Eu sempre pergunto e vou registrando o que descubro. Então podemos dizer. o preço de tabela não oficial é próximo de 30 reais a página.
Uma página tem uma média de um dia para ser bem feito, exige, em média 5 quadros com um a dois personagens cada.

COMPARANDO COM RETRATISTAS E OUTROS PROFISSIONAIS


Um retratista cobra para desenhar um retrato, na rua, num desenho de 10 a 30 minutos a grafite, de 5 a 15 reais. Varia de cidade a cidade. Ele não desenha cenário, não arte finaliza, não faz numa posição diferente, não aplica dinâmica. Simplesmente o rosto de frente. Alguns com mais habilidades de reprodução realista cobram acima deste valor, indo de 20 a 100 reais um A4 a grafite, sem papel amassado, sem mesa de luz, sem arte final.
Um storyboard, feito rápido, pensado com o diretor, está na margem de 50 para cima a página (preço não oficial). Claro, sempre tem quem faça por menos, mas storyboard é algo para vender para o cliente a propaganda que vai para o ar. Propaganda em tv sempre está bem acima dos 10 000 reais o minuto. O TRT leiloa 30 seg. do intervalo do Jornal Nacional. Lance Mínimo? R$265800,00. Quem faz para story board para e$$es cara$, cobram preço$ oficiai$ para cima.
Pensando assim, é bem mais fácil fazer story board, e ganha bem mais.

SOBRE RELATOS DE QUADRINISTAS VETERANOS


Vários quadrinistas veteranos desistiram de tentar quadrinhos no Brasil, e com a facilidade da internet, invadiram o mercado americano, aumentando a competição, reduzindo o valor do trabalho brasileiro e aumentando a qualidade. O número de agencias tem multiplicado desde então, e roteiristas americanos que tantam lançar sua nova obra em editoras lá pocuram estes desenhistas brasileiros pelas agencias.
Então o valor dos quadrinhos, trabalhando para fora é de 10 dólares a 200 dólares.
Mesmo com este valor baixo ainda é vantagem, por que eles dividem bem os profissionais, quem faz o grafite, a arte final, a cor. Dificilmente um profissional tira abaixo disso. Sendo o valor final da pagina minima de 30 dólares. Isso é pouco, mas lembre-se, quem está pagando é o funcionário público que tem o dom de criar histórias, e ele separa um pouco do dinheiro dele para pagar, e fica feliz, pois paga pouco para nós.

O QUADRINISTA E O ROTEIRISTA

Um caso que naõ caiu a ficha para nenhum quadrinista é, que apesar do desenhista de quadrinhos trabalhar mais, exigir uma técnica que leva anos para obter e ser o corpo de toda a obra... e no final, os únicos que lembram o nome do desenhista são os outros desenhistas e estudiosos sobre o assunto. O desenhista roteirista tem mais chances de ser lembrado. O leitor, quando acha o a história boa, decora o nome do autor. O revisor, diagramador, colorista, balonista as vezes nem são citados.

ROTEIRISTA INVESTINDO


È claro que o roteirista americano, mesmo antes de encontrar uma editora que publique, desembolsa os 30 a 50 dólares, numa edição de 22 paginas e mais um pouco pela capa, chegando ao valor de 700 dólares. Mesmo sabendo que talvez não receba todo este valor de volta. Mas um roteirista sem quadrinista e sem saber desenhar, é um roteirista sem obra nenhuma. Por isto o roteirista americano paga, e paga certo, e não atrasa, e não dá o bolo.
Falamos em editoras. Uma editora é uma empresa que pode falir a qualquer momento, tem que administrar todas as entradas e saidas. E possui pessoas normais que ficam tentando fazer a balança pender para o lucro para não perder o emprego.

O PREÇO DO SUCESSO


Então tem que tentar o que de lucro. Quanto menos pagar mais chance de perder pouco. Mas as gráficas são tiranas, não vão baixar o custo pois nem podem, não estão só vendendo o trabalho, mas o material gasto, como tinta, fotolito, papel. Então quanto menos pagar para o artista melhor. Por isso dar porcentagem de venda é uma maneira. Eles pagam de 5 a 12% do preço de capa para o autor. De 3 em 3 meses durante a venda.
Aqui no Brasil tem muitos como nós que queremos a magia da fama e da riqueza por nosso talento indiscutivelmente lindo. Depois entramos em parafuso quando percebemos que ninguem nota, que não atrai a atenção das vendas e corremos para o apelativo... erótico, violência, qualquer coisa para chamar a atenção e vender. Os eróticos, apesar de mercado constante, por vezes tem o valor de mínimo de 5 reais a página. Mastigue este valor e saiba que estamos no Brasil que o bolo, ou seja o sujeito que diz que vai pagar assim que for entregue, depois "esquece de pagar" representa de 5% a 30% dos clientes daqui.

QUANTO CUSTA A SUA HORA


O que é bem mais importante é sabermos qual é o preço da nossa hora. Quanto você precisa para sobreviver. Quadrinhos é um trabalho escravo... roteirista te convidar para desenhar roteiro sem ter um editora certo participando do lucro posterior é ofensivo, por que como o quadrinista tem que trabalhar mais, ele tem que ganhar mais, e como não vai ganhar mais, ele vai perder mais. O roteirista pagar ao menos 10 reais a pagina, que representa metade de um funcionario americano paga para nós, pobres coitados brasileiros, e prometer participação na venda se for aprovado, é algo que ameniza isso.

PUBLICAÇÃO ABRINDO PORTAS


O ganho direto de uma publicação não é a venda da publicação, mas a fama durante a existencia desta edição. Ter coisas publicadas ajuda a conseguir espaços, palestras, aulas, é portfolium etc. E tem muitas edições impressas em garagens procurando um espaço para distribuir e vender. Em enventos de quadrinhos se vende mais. Em lançamentos se vende mais. O QUarto mundo parece-me que foi um bom movimento de quadrinistas que ajuda nisto. Ajuda a se organizar.
Foi falado na Bossa Nova. Eu soube de alguns projetos escolhidos e contratos assinados, mas não soube de mais nada. Alguém está sabendo se está dando certo?
Os preços citados foram preços que vi sendo praticados. Com a impressão por demanda aumentou o numero de autores que procuram quadrinistas. E isto que barateou o preço por página.

CITAÇÃO DE UM OUTRO FORUM


O autor está entrando em um projeto de risco. Veja o que encontrei no forum digitalwebbing (clique no texto para entrar no site):

Quote:
Originally Posted by MarkLCBertolini
Just curious: what's a decent page rate? Is there a bottom line? (Based on a 22 page story)

depends.

Basically if you are looking for a up and coming artist who is unpublished to come on board i'd say a good rate would be

40-60 per page.

Because if they get pretty good and get smart and start shopping around the pages they are doing for you they are gonna start making the next level...

100-150 per page.

Which means they might decide...hey- i can quit my shitty fulltime job and do this now.

So let's say you want to keep an artist onboard for a long term series (and I'd hope you are talking a limited series run)-- I'd shoot for the 50 dollar per page rate ( if you think the artist if worth that much based on skill level- but it seems THAT IT is the skill level you are looking into- i could be wrong)

50 bucks a page translates to about a grand a month. You can live off that. At least i did when i was starting out...

(Ramen noodles,coffee,internet,beer,red bull,and peanut M&M's...the BIG bag. man...artist's survival kit 101.)

Plus it might be real nice to throw some sort of backend percentage their way as well (in a contract form-percentage paid for on delivery of final product so he/she doesn't flake out on you- WHICH USUALLY HAPPENS...)

So basically...It's tough to find that diamond in the ruff man...

I guess that's why there's so many "comic artists" and only so many "comic book professional artists" in the field of play.

If they want it. And they like your script.and the money works. And you are both in it to win it.

There should be no issues.You seem pretty serious about this- so i think if you can (-before you put the money out there to some deadbeat or other potential disaster scenario-) check out all of your options and if you are on MYspace (best tool to accomplish this in a casual manner IMO) I'd shoot an email to some of the dudes that have had tons of luck rounding up talent over the past few years for extra tips.

If you know your homework you should be able to figure out who's who in getting new talent in the door for cheap.

Choose wisely...and good luck.



Citação:
Originally Posted by MarkLCBertolini
Só curiosidade: o que é uma taxa decente para uma página ? Existe alguma linha inferior ao preço que colocou? (Baseado em uma história página 22)

depende.

Basicamente, se você estiver olhando para o alto com artistas inéditos embarcando no projeto, eu diria que uma boa taxa seria de uns
40-60 por página.
Porque se ficar muito bom e inteligente a ponto de ser vendável, o preço do artista que está fazendo para você pula para um próximo nível com o valor de:

100-150 por página.

O que significa que o artista pode acabar pensando e decidindo ... ei, vou sair dessa merda de trabalho integral que paga pouco e vou fazer isso agora.

Então, digamos que você deseja manter a bordo um artista de uma série longa (e eu espero que você está falando uma série corrida limitada) - Eu subiria a taxa para 50 dólares por página (se você acha que o artista vale baseado no nível de habilidade desejado, e me parece que é o nível de habilidade que você está procurando, posso estar errado)

Cerca de 50 dólares por página significa uns mil por mês. E você pode viver disso. Pelo menos eu consegui quando eu estava começando ...

(Macarrão Miojo, café, internet, cerveja, red bull, amendoim e M & M's ... o Big Bag. ...O kit 101 de sobrevivência do homem artista.)

Mais ele poderia ser bem interessante pagar um tipo de porcentagem "back-end", algo bem formalizado (uma porcentagem paga na entrega do produto final de forma que ele não desgrude de você, COISA QUE NORMALMENTE ACONTECE ...)
Basicamente, dificil encontrar um diamante como um homem combatente...

Acho que é porque há tantos desenhistas de quadrinhos, e apenas alguns tantos "quadrinistas profissionais" no campo de jogo.
Se eles querem. Se eles gostam do roteiro e o seu dinheiro trabalha. Você tem os elemento para conseguir o que deseja.

Não deve deixar de lado nenhuma dessas questões.. Você deve ter uma postura muito séria sobre isso, assim que eu acho que seria interessante você (-antes de colocar o dinheiro lá fora para alguns ociosos ou cenários potencionalmente desastrosos) verificar todas as suas opções, se você tem o MYspace (o melhor instrumento para realizar isto de uma maneira casual IMO (in my opinion (na minha opinião))) eu enviaria emails para alguns caras que tiveram muita sorte de juntar talentos recentemente para que lhe passem algumas dicas a mais.

Se você fizer direito sua lição de casa, poderá ser capaz de compreender quem é quem quando for obter novos talentos de uma forma bem econômica.

Faça suas escolhas de forma o mais sensata e lhe desejo boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Preços praticados.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Easy Comics :: Teoria :: Conversas sobre quadrinhos-
Ir para: